Implemented by TechnoServe

RAMOS

VARELA

"SINTO-ME LIVRE PARA FAZER O QUE GOSTO"

"Sou um antigo combatente durante o tempo da libertação nacional. Desde a era colonial fui empregado dos meus amigos portugueses que me deram instruções e fui treinado por eles. Quando eles foram embora pensei: "o que posso fazer com aquilo que aprendi?". Veio-me à ideia de fazer uma represa sustentável, arranjei a semente e comecei a trabalhar. O governo deu-me a mão e apareceu também a TechnoServe. É de louvar o governo ter conseguido cooperar com organizações para desenvolver a região.

Tenho 12 filhos, 6 ainda estão a meu cargo e a estudar. Os outros já estão formados e empregados. Aos 6 que sustento dou os livros e todas as condições para poderem estudar e dois deles ajudam-me no campo.

Tenho 45 hectares e para esta campanha 2016/2017 o plano é cultivar 25 ha com soja, 10 ha de milho, 2 ha de feijão bouer, 1 ha de mapira e o resto com repolho, cebola, etc.

Neste momento tenho equipamento completo e facilita-me muito nas minhas actividades. A Copaza, constituída por 33 agricultores, é uma grande ajuda no fomento e aperfeiçoamento da soja.

Penso que era bom usar o nosso exemplo para o resto do país."