Implemented by TechnoServe

MÁRIO

VIEIRA

"MOÇAMBIQUE É UMA POTÊNCIA TREMENDA"

"Nasci em Lisboa e com 18 anos fui para Angola. Passei lá a Independência. Depois saí de Angola e estive na Argélia também uns anos. Só numa fase mais tardia da minha vida tive então o convite para vir para Moçambique, no ano 2000. Sou secretário da Copaza desde o início.

Moçambique é uma potência tremenda, agora vamos ver em acto. Tem uma capacidade humana enorme, não tem nada a ver com Malawi nem África do Sul, acho que isso tem a ver com os diferentes tipos de colonização entre a Igreja Protestante e Igreja Católica. A Católica é muito mais humanista. Portanto se olharmos para Angola e Moçambique, vemos mais humanidade do que no Malawi ou na África do Sul, em que é tudo mais prático. Do ponto de vista de sucesso empresarial eles são superiores, mas do ponto de vista humano não há comparação possível. Portanto é preciso saber agora conjugar todo este potencial humano com a quantidade de riquezas naturais.

Sou judeu de sangue, fui batizado e agora sou muçulmano. Construí a mesquita desta aldeia no ano 2002. Foi tudo feito com material daqui. Moçambique deve ser dos países mais abertos em matéria de tolerância religiosa que eu conheço, não é esforçado, é uma coisa espontânea. Nesse aspecto Moçambique pode dar uma lição ao mundo."