Implemented by TechnoServe

JORGE

SARAIVA

"JÁ EMPREGUEI 15 PESSOAS QUE NÃO TINHAM O QUE COMER"

"O meu pai faleceu quando tinha 11 anos, numa viagem de machibombo quando uma mina rebentou. Vivíamos mal e eu era o filho mais velho. Ficamos desamparados e a guerra prosseguia intensa. Era difícil estudar então sobrevivemos de uma porção de canaviais que o meu pai tinha. Aos 12 anos comecei também a vender amendoim e aos 18 a comercializar roupa. Mas nada disso chegava.

Então decidi explorar uma parcela de terra do meu pai junto ao rio. Fiz soja e milho e acolhi os meus irmãos no trabalho. Tive de me tornar encarregado e pai. Ao mesmo tempo comprei três cabeças de gado e comecei a multiplicar. Mais tarde comecei a explorar um restaurante que me deu algum retorno.

Um dia, chegou um Engenheiro da TechonoServe e falou-me do projecto para desenvolver a agricultura local. Reuni os requisitos e investi no tractor. 

Fui ter com o Régulo de Lioma que me atribuiu 60 hectares que estou a explorar e melhorar aos poucos desde 2014. Esse ano devido a uma calamidade não tive sucesso. 2015 já correu melhor e deu para pagar as dividas. Por isso posso agora começar a campanha 2016/2017 desafogado e com boas perspectivas.

Esta área antes da TechonoServe chegar era apenas mato. Hoje em dia emprego 15 pessoas que não tinham o que comer, onde metade são senhoras e a outra metade são homens."